Essa não é uma questão fácil, mas é muito importante – Você sabe qual é a sua imagem no ambiente de trabalho?

Para pensarmos um pouco nisso e refletirmos o quanto a nossa roupa de trabalho é importante, vou focar em exemplos de nossos dias quentes de verão.

Estamos no pico do verão e o calor nos força a colocar roupas bem leves, de cores claras, peças que trazem a informação de dias de lazer e passeio. Precisamos tomar cuidado em nossas escolhas para que não passemos uma imagem errada em nosso ambiente de trabalho. Não deixando de reforçar ideias de maturidade, responsabilidade, competência, proatividade, prontidão, respeito, eficiência, eficácia, etc.

Quem nunca julgou pela aparência que atire a primeira pedra!

Muitos de nossos colegas de trabalho não sabem da nossa competência profissional – por não trabalharem diretamente conosco. Neste caso, a única comunicação que temos é aquela que transmitimos inconscientemente com nossa postura, asseio e, principalmente, como nos vestimos. Até mesmo para aqueles que conhecem nossa competência, se confundem quando usamos roupas inadequadas, desleixadas ou que não condizem ao ambiente de trabalho

Vejam abaixo algumas dicas de como usar roupas leves sem parecer que está na praia ou curtindo o seu tão esperado final de semana.

ATENÇÃO mulheres:
No calor o que mais queremos é deixar nosso corpo livre, mas devemos tomar o cuidado de não deixá-lo excessivamente à mostra. Para não passarmos uma ideia de sensualidade e sexualidade no ambiente de trabalho.

Observem alguns deslizes que são muito comuns.

Saias

As saias são muito benvindas no trabalho e quando bem usadas transmitem elegância, poder, maturidade. Por favor, analisem as imagens abaixo e vejam como funciona essa comunicação:

Parece óbvio que a imagem acima não se comunica com trabalho, não é?

Veja abaixo como usar roupas  claras e e frescas de um jeito mais profissional.

As saias para o trabalho devem ser mais compridas, até o joelho ( O mesmo vale para comprimento de vestidos). Porém, lembre-se que isso serve apenas para as empresas com o código de vestimenta casual.

A saia clara preferencialmente deve ser larguinha, em corte A (evasê) para não marcar o corpo e não permitir a criação de uma imagem  sexy, ou seja, para não permitir de forma alguma circunstância de “saias justas”.

Barriguinha de fora não pode!

Cuidado com os ombros à mostra, tomara-que-caia, blusa de alcinha, regata nadador, roupas muito justas, pele à mostra para não agredirem  a imagem profissional. 

Sempre se pergunte se a roupa está de acordo com seus objetivos profissionais e com a função exercida no trabalho.

Bermudas

Diante do calorento verão brasileiro, tem muitas empresas que estão liberando o uso de bermudas no trabalho. Porém, acontecem confusões já que muitas empresas não possuem um código de vestimenta muito claro para os seus funcionários. Confusões na ordem do comprimento de uma bermuda adequada ao trabalho, versus uma bermuda usada no lazer.  Você sabe a diferença?

A foto da esquerda é shorts e a foto da direita é um shorts também! Isso mesmo, apesar de mais comprido, é  inadequado ao trabalho.  Veja abaixo o que é uma bermuda com um comprimento mais adequado ao ambiente de trabalho:

A bermuda deve ser no joelho ou logo abaixo dele, pois quando nos  sentamos o comprimento diminui mais ainda. Por se tratar de uma vestimenta informal, de forma alguma ela deve ser curta. Opte por modelos de alfaiataria, evite jeans porque também é muito informal e opte por cores escuras e sóbrias.

Decote

Ele pode causar muito desconforto, tanto pra você quanto para os outros, por se relacionar diretamente com uma imagem sexy. Veja abaixo o tamanho correto.

Vejam como uma camisa formal pode cair no erro grave do decote - a altura correta é na altura das axilas.

ATENÇÃO Homens:

Eles também erram, e com frequência. A pior imagem que um homem pode transmitir no trabalho é de infantilidade e desleixo.

Vejam abaixo quando isso pode acontecer.

Calças

Da direita pra esquerda: calça curta demonstra infantilidade e  falta de experiência; calças com bolsos exagerados não é uma opção adequada para o trabalho, pois demonstra falta de preocupação e desleixo; e calças sem fazer a barra também passam uma imagem despreocupada e desleixada.

Camisetas

As piores são camisetas de times, mas, neste caso ,a maioria das pessoas já sabem que não é recomendado. Mas vale lembrar e alertar para o uso de  camisetas de bandas e temas jovens como surf, por exemplo. Não são recomendadas pois passam  uma imagem de profissional infantil e sem credibilidade.

As camisetas no geral são benvindas, mas tente combina-las com peças mais “arrumadinhas”, como por exemplo jeans escuro  ou  calça de corte mais social. No caso das camisetas, as mais recomendadas são as  pólos.

Pense nas dicas acima e perceba que entender a linguagem da roupa é uma atitude de inteligência e pode ser uma poderosa arma ao seu favor.

Espero ter contribuído!

Abraços!

(por Tatti Marques)

Compartilhe nas Redes SociaisShare on FacebookPin on Pinterest

About Author

Tatti Marques

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Ir para o topo