É praxe por aqui considerar o inverno uma temporada onde as pessoas se vestem bem e ficam mais elegantes. Talvez seja um desejo quase inconsciente de não sermos dos Trópicos (será?). Mas fato é que não é fácil mantermos um guarda-roupa aquecido para o inverno, não passarmos nem frio e calor, e, ainda de sobra, sermos elegantes diante de temperaturas que se apresentam durante todo o dia de forma tão oscilantes. Não é?!

Sim é bem difícil mesmo e é essa a realidade do nosso clima aqui no Brasil, principalmente aqui em São Paulo, onde nesses dias de inverno conseguimos passar por temperaturas correspondentes a todas as estações do ano… Faz frio sim na parte da manhã, depois vem o sol escaldante do meio dia – até parece verão com a temperatura chegando a 30ºC! Enfim, no final da tarde o friozinho chega novamente, normalmente acompanhado com aquele vento gelado de outono ou uma chuvinha “pega pião” bem no final do expediente… Manter a elegância assim não é nada fácil, não é mesmo???

Frio

Nós aqui da Entrelinhas percebemos todas essas dificuldades quando estamos visitando os guarda-roupas de nossos clientes, homens e mulheres. Muita vezes encontramos uma infinidade de roupas de inverno, às vezes, pouco usadas dados os nossos dias quentes de inverno, entulhando gavetas e armários. Roupas e mais roupas acompanhadas de uma série de reclamações e dúvidas… O que usar no inverno!? Eu não tenho roupa de frio! Não sei me vestir no frio! E, etc, etc, etc…

Dado a nossa experiência como Consultoras, eu e a Fer Junqueira, e  a minha tarimba de por anos a fio ter morado em pequenos apartamentos, fazendo com que sempre tivesse que praticar a arte de ocupar pequenos espaços, eu fui a escolhida para escrever esse post aqui…rsrsrs.

É isso mesmo, por muitos e muitos anos tive o hábito de guardar minhas roupas de frio em vac bag (aquele saco mágico que deixa suas roupas à vaco, conhecem?!). Então, todo ano era aquele dilema: chegava Julho e eu ainda não tinha resgatado minhas roupas de frio, porque dá trabalho e sempre faltou tempo de tirar tudo dos maleiros e reorganizar no guarda-roupa…

Por causa desse processo cansativo e demorado aprendi a conviver por muito tempo com dias mais frios sem grandes opções de roupas de inverno. E lógico que a prática me fez exercitar ainda mais a minha capacidade de ter um armário enxuto, versátil e criativo.

Por exemplo, o ano de 2014, confesso, passei sem minhas roupas de frio (e são muitas!). Você deve estar se perguntando, como foi possível? Digo, não senti falta delas fazendo uso das minhas roupas de verão, combinando-as com outras peças mais quentinhas e versáteis, alguns acessórios e meias, muitas meias-calças.

Graças ao nosso clima quente e mutante isso é possível sim! Por isso digo, você não precisa de muita roupa de frio para se esquentar nos dias de inverno!!!

Como colocar em prática?!?!

Para  Elas:

Faça uma pequena lista de importantes peças que é preciso investir, peças que também fui adquirindo ao longo do tempo e que fizeram total diferença para possibilitar a tal da versatilidade de roupas de verão que podem ser usadas no inverno. São elas: lenços, pashminas, cardigans, jaquetas (mais leves)  e belas meias-calças.  

Comigo funciona assim e o segredo é fazer o uso de muitas sobreposições de peças… Por exemplo, coloco um cardigan com jaqueta por cima, por vezes, mais um lenço no look (quando está mais frio). Aí, conforme vai esquentando eu vou desconstruindo e desmontando a produção… Tiro a jaqueta, depois o lenço, ficando apenas com uma roupa mais leve que estava por baixo de tudo!

IMG_1415 2 IMG_1408 2

Os lenços, xales, cachecóis são essenciais, uma interessante proposta é combiná-los com colares e broches, além de ser supercriativo, é fácil desconstruir ao tirar o lenço deixando esses acessórios como complemento do look. Aliás, fiquem ligados no canal do Entrelinhas no Youtube que logo logo postaremos o vídeo já gravado sobre essa criativa combinação de lenços com acessórios!

IMG_1416 4 IMG_1417 3

Já nos dias mais frios, normalmente chuvoso, sempre uso meia calça com vestidos e saias (peças que também uso no verão) e componho com botas, sapato boneca, scarpins e até com sandálias mais fechadinhas, tipo ankle boots. Fica sempre muito bacana e é assim que crio minhas produções e saio pra curtir a elegância do nosso modesto frio. Gostaram?!

a7bsw4c3tecuhpyedtuy4pr7w

Para  Eles:

Para os homens eu listaria três peças essenciais: blazer sem forro, suéter levinho ou cardigan e cachecol. Tá bom, sei que muitos homens aqui no Brasil não estão acostumados a usar cachecol, mas digo que deveriam, pois é lindo, quentinho e superfácil de usar! (Já já teremos um vídeo tutorial para vocês se inspirarem…)

David cachecol

Nossa dica é…

Você pode usar o blazer mais levinho com camisas,  camisetas, pólos e coordená-los com um suéter levinho para os dias mais frios… Se esquentar, facilmente você vai desconstruindo, tirando o blazer e o suéter.

Já para os homens mais retrôs, o cardigan pode ser uma ótima opção, sendo usado aberto por baixo de jaquetas e blazers. As camisas também podem fazer a mesma função do cardigan, se usadas com jaquetas.

Camisas com jaquetas2

cachecol

Camisas com jaquetas e cardigan 

Gostaram das inspirações para os nossos amenos dias de inverno? Se sim, compartilhem com os amigos e amigas e escreva para a Entrelinhas, dando suas dicas, pedindo sugestões e etc. Será um prazer conversar com vocês!!!

Beijos e até semana que vem!

(por Tatti Marques)

Compartilhe nas Redes SociaisShare on FacebookPin on Pinterest

About Author

Tatti Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Ir para o topo