Homenagem ao dia da Mulher!

Super bonita é a mulher que sabe exatamente o que quer!

Nesse dia da mulher penso em Margaret Thatcher e no filme sobre ela, A Dama de Ferro, interpretada pela grande atriz Meryl Streep.

Margaret Thatcher foi uma mulher que quebrou as barreiras para ser ouvida em uma época dominada por homens.

Para quem não sabe, as mulheres são homenageadas  no dia 8 de março em memória das mulheres mortas carbonizadas em Nova Iorque.

Sabem dessa história? A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas na fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque). Após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias e salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.

Voltando a trajetória de Margareth Thatcher, o filme conta como a governante usa da imagem para se impor num mundo machista como o da política inglesa.

A construção da personagem política e do figurino se dá de forma paralela. Repare na cena abaixo, onde Thatcher está iniciando sua carreira política: sua roupa, apesar do azul (cor predominante no guarda-roupa masculino), era clara e tinha muita textura, reforçando a sua feminilidade e até fragilidade.

Já na próxima imagem, a política inglesa encontra-se no auge do poder: sua roupa era rígida, escura e alinhada.

O dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmar discussões que visem a diminuição do preconceito e machismo.

Desejo que todas mulheres enfrentem os preconceitos sendo exuberantemente lindas, mas que sejam fortes e inteligentes ao usar a roupa como linguagem de comunicação.

Feliz esse dia que nos traz consciência de nossos direitos!

(por Tatti Marques)

Compartilhe nas Redes SociaisShare on FacebookPin on Pinterest

About Author

Tatti Marques

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Ir para o topo