Feira de Trocas de Roupas, uma forma solidária de praticar o consumo consciente de moda

Já faz algum tempo que a Entrelinhas vem se preocupando com práticas mais conscientes e sustentáveis no consumo de moda. Antes mesmo desse tema entrar em voga e darmos vida à Entrelinhas Garimpô, já nos sensibilizávamos à cara questão. Nossa sensibilidade surgia da angústia vivida por certas mulheres que atendíamos na consultoria e que relatavam um consumo de roupas e acessórios muitas vezes desenfreado, acompanhado da onipotente sensação de nunca ter o que vestir, de não sentir-se bonita dentre tantos incômodos que a o próprio sistema da moda pode sim ser um grande catalizador.

Não estamos aqui para acusar o sistema e nem tampouco a nos colocarmos como vítimas (apesar de reconhecermos por aí muitas e muitas vítimas da moda…). E sim, para lembrarmos que a mudança dessa situação pode começar internamente, numa reflexão que podemos fazer sobre o que consumimos e se realmente precisamos daquilo que estamos a comprar. É processo lento, constante e que nós no Brasil, principalmente nós as mulheres, apenas começamos a dar os primeiros passos.

Mas o que normalmente ensinamos às nossas clientes no atendimento da consultoria de imagem é que um guarda-roupa abarrotado de peças paradas, sem uso, é normalmente fator de angústia para muitas mulheres e um obstáculo para uma atitude menos acumuladora e mais consciente para o consumo de moda.

É realmente por isso que encontros de trocas de objetos e roupas tem acontecido com cada vez mais frequência no Brasil. A iniciativa, dizem por aí, surgiu no Canadá e vem ganhando cada vez mais adeptos por essas bandas. É ação que se estrutura na economia solidária, na prática do desapego e que permite estabelecer uma relação com a roupa e a moda muito mais consciente e sustentável.

Por isso mesmo, convidamos a todos e todas a participar da iniciativa que estamos colocando em prática dentro da Virada Sustentável de Valinhos, a Feira de Troca de Roupas.

14731361_1147239025360045_3387498645064718619_n

14441158_1128060647277883_49219200394217902_n

Ela será permanente durante toda a programação da Virada (do dia 25 à 27 de novembro), é só levar peças de roupas (em bom estado de conservação, higiene e usos) e trocar por cupom de trocas que serão oferecidas pelos voluntários que trabalharão em prol desse importante projeto.

E tem mais, no sábado, dia 26 de novembro, às 15 às 17 horas, nós da Entrelinhas juntamente com a também consultora Carol Furtado estaremos dando altas dicas de moda, montando looks, só com peças solidárias e sustentáveis.

Não será demais?! Te esperamos lá para compartilharmos de práticas e ações mais sustentáveis, vai ser maravilhoso!!!

 (por Entrelinhas Consultoria e Entrelinhas Garimpô)

Compartilhe nas Redes SociaisShare on FacebookPin on Pinterest

About Author

entrelinhasconsultoria

2 Comments

Precilda

Poderia me informar o endereço da entrelinhas e o endereço do Evento de Valinhos no final de semana…
Obrigada

Reply
entrelinhasconsultoria

Olá Precilda, boa noite!
O nosso escritório fica no Guanabara em Campinas, gostaria de marcar um horário para conversarmos? Te passo o endereço certo por email. A Virada Sustentável será no Parque CLT – Ayrton Senna da Silva em Valinhos: Avenida Doutor Altino Gouveia, 878. Até lá! Beijos

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Ir para o topo