A Entrelinhas e a Virada Sustentável em Valinhos

As afinidades das meninas da Entrelinhas com o tema Moda e Sustentabilidade já vem de longa data. Foi mesmo por essa razão  que os produtores da Virada Sustentável de Valinhos, já em sua segunda edição, as contactaram para promover uma série de eventos na área de moda nesse ano.

O Evento é sério e imprescindível para trocarmos ideias e experiências para a construção de um mundo mais sustentável.

A Origem da Virada Sustentável

A Virada Sustentável tem como propósito mobilizar a cidade, promovendo um evento com várias atividades que reúne atrações, oficinas e debates ligados aos temas da sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público e são promovidas por profissionais da região engajados no movimento sustentável, seja ele cultural, social, artístico, musical, ambiental, consumo e etc. A  ideia é incentivar a sociedade local a conhecer os trabalhos que estão sendo feitos  em sua própria região e compartilhar dos conhecimentos e práticas mais sustentáveis.

O movimento começou na cidade de São Paulo em 2011 , aconteceu em Manaus e também Porto Alegre. Em Valinhos, o evento aconteceu pela primeira vez no passado e recebeu 45 atrações e reuniu cerca de três mil pessoas. Nesse ano, o evento a ser realizado entre os dias 25, 26 e 27 de novembro já conta com mais de 50 atrações inscritas.

São de iniciativas e projetos desse tipo que o mundo anda precisando…

 Quer participar como voluntário ou mostrar o seu projeto sustentável? Ainda dá tempo de se inscrever, é só acessar:   http://viradasustentavel.com/valinhos/

 convite_coletivaimprensavsvalinhos

A Entrelinhas Consultoria e Garimpô na Virada Sustentável

Nós da Entrelinhas sempre nos sentimos muito felizes em podermos participar de eventos como esse. Sempre conhecemos pessoas interessantes, compartilhamos novas ideias e projetos,e reafirmamos os nosso valores de Sustentabilidade e Democracia na Moda.

evento-virada-002

Na Virada desse ano comandaremos uma série de encontros, workshops e palestras que permitirão uma maior reflexão sobre o tema Sustentabilidade e Moda  e o compartilhamento de ideias e novas ações para a construção de uma moda mais consciente, sensível e sustentável.

Para tanto, não estaremos sozinhas. Convidamos parceiras e profissionais competentíssimas para dividir e compartilhar dessa tarefa conosco: Flávia Benetton (personal organizer, mais conhecida como  ’fada da organização’); Rosangela Rubbo (professora e idealizado da Escola Rubbo Manualidades); Carol Furtado (amiga e consultora de imagem); Danny Aguiar (uma inventiva e querida designer de acessórios sustentáveis).

As atividades já começarão amanhã, dia 17 de novembro, onde esquentaremos as baterias numa série de Palestras que serão ministradas no Shopping Valinhos, tendo como tema Moda e Sustentabilidade.

Durante todos os dias da Virada haverá uma feira de trocas, proposta criativa da dupla de consultoras da Entrelinhas com a participação de Carol Furtado, onde os participantes poderão doar as roupas que não mais lhe servem e trocá-las por outras peças. Para complementar e sofisticar essa ação tão sustentável, o trio de consultoras fornecerá uma oficina de montagem de looks com as peças de doação, provando que a moda sustentável pode ser linda e ter muito estilo.

E para fechar com chave de ouro, a Entrelinhas Garimpô e Rosangela Rubbo ainda ministrarão oficina criativa  sobre customização e transformação de roupas, a comprovar, uma vez mais, que a roupa não é objeto descartável.

Será ou não imperdíveis essa série de encontros?

Abaixo, confira a programação da Virada Sustentável na Moda:

17/11 – Pré-estreia Shopping Valinhos às 18 horas

Palestra Entrelinhas Consultoria – A consultoria em imagem como ferramenta para a construção de um consumo mais consciente de moda.

Palestra Rosangela Rubbo – Possibilidades de caminhos para uma moda mais humanizada através do processo criativo do “faça você mesmo”

Palestra Danny Aguiar – Por que consumir moda sustentável?

25/11 – Sexta-feira – Virada Sustentável

Abertura da Feira de Troca – Os participantes levarão peças que não usam e poderão trocar por outras durante a virada.

Palestra Entrelinhas Garimpô – O Novo Consumo de Moda, roupas usadas, customização e reuso… a roupa não pode ser produto descartável!!!

Palestra Flávia Benetton – Organização com sustentabilidade

Palestra Danny Aguiar – Moda Sustentável e Criativa ao utilizar materiais de descarte

26/11 – Sábado – Virada Sustentável

10 às 12 horas – Escola Rubbo e Manualidades/Entrelinhas Consultoria e Garimpô – Workshop – O processo criativo na transformação das roupas.

A oficina terá como tema principal a importância do processo criativo na transformações de peças, criando novos significados para essas roupas voltarem ao uso cotidiano.

Sugestão de material para ser levado pelos participantes: peças-problemas que gostariam de receber dicas de como usar e/ou customizar.

14 às 15 horas – Workshop Flávia Benetton – Exemplos de objetos que podemos reaproveitar em casa e utilizar na organização do nosso guarda-roupa e cotidiano.

15 às 17 horas – Feira de Troca de roupas, com assessoria das consultoras de imagem Entrelinhas Consultoria e Carol Furtado

27/11 – Domingo – Virada Sustentável

15h00 – Workshop Danny Aguiar: Tecidando uma Joia

A Oficina promoverá a confecção de uma joia em tecido com reaproveitamento de sobras, utilizando diversas técnicas manuais.

Materiais a serem levados pelos participantes:

Sobras de tecido jeans ou tricoline

Tesoura para tecido

Acesse o evento no Facebook: www.facebook.com/events/369382286736624

Até lá!

(por Entrelinhas)

Compartilhe nas Redes SociaisShare on FacebookPin on Pinterest

About Author

entrelinhasconsultoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Ir para o topo